Lesão do Ligamento Cruzado Anterior
O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma fita de tecido resistente e elástica (lembra um barbante) que fica no centro do joelho. Em relação à sua orientação, o LCA conecta os ossos da tíbia (osso da perna) ao fêmur (osso da coxa) (figura ao lado), cruzando a articulação do joelho. Por isso funciona como um “cordão resistente” que fica tenso conforme os movimentos que fazemos com nosso joelho, estabilizando-o para que não saia do lugar.
Em relação à função do Ligamento Cruzado Anterior, ele serve para dar estabilidade ao joelho. Dessa maneira, esse ligamento evita que a tíbia se movimente excessivamente para frente em relação ao fêmur. Além disso, o ligamento cruzado protege o joelho em movimentos com giro e rotação do corpo. Tais movimentos são muito comuns na prática de esportes.
Por ser uma estrutura muito solicitada durante os movimentos, a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior é uma das lesões mais frequentes da prática esportiva. Mais comumente, essas lesões ocorrem em esportes com impacto e mudança de direção, como é o caso do futebol, basquete e handball.
Como ocorre a rotura do Ligamento Cruzado Anterior?
Como foi dito, o Ligamento Cruzado Anterior costuma romper durante a prática esportiva. Abaixo, destacamos as formas mais comuns de romper esse ligamento:
- Em primeiro lugar, o mais comum é a torção do joelho sozinho. Ou seja, quando não há contato nenhum com o oponente. Apesar de muitas vezes parecer não ser uma torção grave, essa é a forma mais comum de acontecer a lesão desse ligamento. Frequentemente, isso acontece com a mudança de direção brusca do corpo ficando com o pé em posição fixa. Outra forma de romper é num salto (por exemplo, após cabeceada no futebol ou bandeja no basquete), no momento da queda no chão sobre a perna apoiada. Dessa maneira, o corpo pode virar sobre o pé apoiado, causando a torção do joelho.
- Em segundo lugar, pode acontecer a lesão desse ligamento por uma “pancada” ou numa “entrada” durante a prática esportiva levando ao deslocamento abrupto do joelho. Apesar de menos comum, o ligamento cruzado anterior pode romper nessas situações em conjunto com outros ligamento por se tratar de lesões mais graves.
E o que a pessoa sente no momento da lesão do Ligamento Cruzado Anterior?
No momento que pessoa torce o joelho, ela pode ouvir um estalo forte, dificuldade imediata de apoiar o pé no chão e muita dor. Em seguida, o joelho vai ficando inchado e por isso a dor pode aumentar. Conforme relatam estudos, um entorse acompanhado de estalo pode significar a lesão do Ligamento Cruzado Anterior em mais de 80% dos casos.
Com o tempo, se não for realizado nenhum tratamento, o principal sintoma da ruptura do Ligamento Cruzado Anterior é o falseio do joelho. Como consequência, a pessoa sente como se o joelho estivesse “solto” e com medo dele sair do lugar novamente. Essa sensação atrapalha muito a prática de atividade física. Por isso, a recomendação nesses casos é não praticar atividade física antes de fazer a operação. Caso contrário, a pessoa pode torcer facilmente o joelho causando outras lesões piores.