O que é a Infiltração do ácido hialurônico no joelho (Viscossuplementação)?
A infiltração do ácido hialurônico (viscossuplementação) é a aplicação de um líquido gelatinoso por dentro da articulação do joelho. Logo após esse procedimento, o ácido hialurônico se espalha por toda a articulação. Com isso, ele atinge a cartilagem que está com o desgaste, além dos meniscos e ligamentos. Em geral, indicamos esse procedimento para tratamento da artrose e problemas de desgaste da cartilagem do joelho.
Da mesma forma, a infiltração do ácido hialurônico no joelho serve para renovar o líquido sinovial do joelho. Vale destacar, que esse líquido está presente em todas as articulações do corpo humano, inclusive na do joelho. Dessa maneira, conforme o desgaste da cartilagem do joelho piora, o líquido sinovial perde suas características normais. Como consequência, a quantidade de ácido hialurônico que existe na articulação também diminui. Na prática, é como se o “desgaste do joelho” fizesse com que o líquido sinovial ficasse mais “ralo”, perdendo sua função de lubrificar a articulação. Por isso, com a esse procedimento, é como se injetássemos no joelho o líquido de uma pessoa jovem e saudável.
Qual a função da viscossuplementação?
A função da viscossuplementação é:
- Primeiramente, como função principal é a diminuição da dor e inflamação do joelho. Com isso, é possível diminuir o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser prejudiciais em excesso.
- Além disso, com o passar das semanas, há melhora da mobilidade do joelho. Sendo assim, esse procedimento facilita a realização de atividades básicas do dia-a-dia como levantar de uma cadeira, caminhar, subir e descer escadas, etc.
- Por fim, ocorre a lubrificação da cartilagem do joelho. Dessa maneira, facilita o deslizamento entre os ossos dos joelhos (fêmur, tibia e patela), diminuindo o atrito entre eles.
Nesse vídeo do meu Canal do Youtube, eu falo com mais detalhes sobre a infiltração do ácido hialurônico no joelho: