O que é a Cartilagem do Joelho?
A cartilagem do joelho é a camada que recobre a superfície das articulações e que permite o deslizamento sem atrito entre os ossos. Isto é, a cartilagem do joelho recobre por dentro as superfícies dos ossos do fêmur, tíbia e patela (rótula). Em contraste com o osso, a cartilagem é menos dura, porém é muito firme e resistente. Isso torna ela capaz de resistir aos impactos sofridos pelas articulações ao longo da vida.
Assim como qualquer tecido do corpo humano, com o passar da idade, a cartilagem das articulações sofrem um desgaste natural. Entretanto, se por algum motivo exista algo que leve ao desgaste mais acelerado da cartilagem do joelho, temos um problema sério pela frente. Isso porque, a capacidade de regeneração da cartilagem é muito pequena, pois quase não chega irrigação sanguínea nela. Enquanto que os ossos possuem boa capacidade de se regenerarem após as fraturas, a cartilagem que se lesiona não volta a ter a mesma qualidade de antes, após uma lesão ou desgaste. Sendo assim, os fatores que podem levar ao desgaste da cartilagem são:
- Traumas ou contusões
- Inflamação das articulações, como em doenças como artrites, artrose, gota, etc.
- Excesso de sobrecarga nas articulações. Por exemplo, devido obesidade, ou esportes de alto impacto, sedentarismo.
- Imobilização prolongada para tratamento de fraturas ou lesões de ligamentos, por exemplo.
Por fim, esses problemas podem levar a danos muito sérios levando ao desgaste da cartilagem e possível evolução para artrose.
Quais os graus da Lesão da Cartilagem do Joelho?
Com relação aos graus de lesão da cartilagem do joelho, podemos dividi-las em 4 graus. Sob esse ponto de vista, quanto maior o grau da lesão de cartilagem, mais “gasto” ela está:
- Grau 1: amolecimento da cartilagem. O tecido da cartilagem está bom, mas perdeu um pouco da sua firmeza.
- Grau 2: menos de 50% da superfície da cartilagem foi “gasta”.
- Grau 3: mais de 50% da superficie da cartilagem foi “gasta”.
- Grau 4: o mais grave. Nesse caso, toda a superfície da cartilagem foi “gasta” atingindo o osso que está embaixo dela. É como se o pneu do carro estivesse totalmente gasto chegando, ficando destruído até aparecer a roda.