A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das mais temidas pelos atletas e praticantes de atividade física.
Apesar de na maioria das vezes ser uma fatalidade, um simples movimento errado pode significar meses longe dos treinos ou até uma cirurgia.
Mas a boa notícia é que existem formas de reduzir bastante esse risco e a gente vai detalhar isso aqui.
O LCA é um dos principais ligamentos responsáveis por estabilizar o joelho. Quando ele rompe, o joelho pode “falsear”, comprometendo os esportes e até dificultando as atividades do dia a dia.
Principalmente quadríceps (parte da frente da coxa), posteriores da coxa e glúteos funcionam como uma proteção natural que estabilizam o joelho.
Principalmente quadríceps (parte da frente da coxa), posteriores da coxa e glúteos funcionam como uma proteção natural que estabilizam o joelho.
Ao saltar, aterrisse sempre com os joelhos semiflexionados e alinhados. Treine esse gesto esportivo na sua rotina de fortalecimento e reabilitação.
Manter a amplitude adequada dos movimentos reduz a sobrecarga no joelho e melhora a sua performance/resposta muscular ao stress.
Devido a diferenças anatômicas e hormonais, o risco de lesão é maior. Programas específicos de prevenção fazem toda a diferença.
Nenhuma prevenção é 100% eficaz.
Mas treinar com consciência, fortalecer seu corpo e aprender a se movimentar de forma correta pode manter você longe de uma cirurgia.
Marque sua consulta no botão abaixo!
É rápido e muito prático!
Copyright ©2025 | Dr. Fernando Cury Rezende | CRM – 128914 |