O que são os Meniscos?
Os meniscos são dois discos de formato semicircular de consistência elástica localizados entre a tíbia (osso da perna) e o fêmur (osso da coxa). Eles ficam localizados por dentro da articulação do joelho. Temos 2 meniscos dentro de cada joelho: menisco medial (do lado de dentro do joelho) e menisco lateral (lado de fora do joelho). Nesse sentido, eles funcionam como uma espécie de amortecedor dos nossos joelhos. Em relação às principais funções dos meniscos temos:
- Melhor distribuição da carga (peso do corpo) e impacto no joelho.
- Amortecimento do impacto nas atividades do dia-a-dia e atividades esportivas.
- Estabilização do joelho em conjunto com os ligamentos.
Além disso, os meniscos protegem a cartilagem do joelho. Por isso, se algum problema ocorre com os meniscos (como uma ruptura), a cartilagem do joelho fica exposta e pode machucar também. Como consequência a médio e longo prazo, a pessoa pode desenvolver desgaste acelerado do joelho (artrose do joelho).
Como ocorre e quais são os sintomas da rotura dos meniscos?
A ruptura ou lesão dos meniscos podem ocorrer mais frequentemente em 2 situações:
- Em primeiro lugar, após lesão, torção ou trauma no joelho levando à ruptura do menisco. Nesse caso, costuma ocorrer em pessoas mais ativas durante a prática esportiva. Como resultado, tendem a ser lesões mais sérias e com maior necessidade de cirurgia.
- Em segundo lugar, estão as lesões por desgaste que são chamadas lesões degenerativas. É como se o menisco fosse “rompendo aos poucos” durante as atividades do dia-a-dia que exigem esforço dos joelho. Essas lesões são mais comuns em pessoas de idade > 45 anos.
Quais são os principais sintomas da ruptura do menisco?
Comumente os principais sintomas da ruptura do menisco são:
- Dor que piora durante esforço físico.
- Travamento ou bloqueio: joelho perde movimentação normal.
- Sensação do joelho “saindo do lugar”: geralmente quando a lesão do menisco é grande.
- Estalos no joelho ou um “clique” mais discreto.
- Inchaço do joelho: pode ocorrer na forma de “água no joelho”.
Muitas vezes, junto com a lesão do menisco, ocorrem também rupturas dos ligamentos do joelho. Dessas roturas, a lesão mais frequente que ocorre junto com as dos meniscos é a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior.