A parte de trás do joelho é uma região do corpo que tem uma anatomia de alta complexidade e por isso as causas de dor nessa região podem ser inúmeras. Nessa região do joelho passam uma quantidade enorme de estruturas nobres como tendões, músculos da coxa e perna, fáscias, além de nervos e vasos de vital importância do nosso corpo.
Por isso, muitas pessoas ficam apreensivas com a possibilidade da dor na parte de trás do joelho ser causada pela presença de trombose venosa dos vasos da perna.
Apesar de trombose venosa profunda (TVP) ser um possível diagnóstico na presença de dor na parte de trás do joelho, na grande maioria das vezes, esse não é o caso.
Trombose Venosa Profunda (TVP) é a formação de um coágulo em uma ou mais veias, que mais comumente ocorre na região da panturrilha. Tal doença costuma cursar com dor na panturrilha e que muitas vezes pode ser acompanhada por inchaço, e endurecimento da musculatura na região envolvida. Além disso a dor costuma piorar muito com a movimentação do tornozelo. O grande perigo da TVP, que é o que torna ela tão grave, é o risco do coagulo desprender da veia da perna e ir parar no pulmão causando uma embolia pulmonar que pode colocar a vida do paciente em risco.
Felizmente é muito raro a TVP ocorrer pois geralmente está associada com fatores de risco como cirurgias prévias (principalmente nos membros inferiores, presença de fatores genéticos e hereditários que aumentam o risco da doença (coagulopatias), imobilismo exagerado (pessoas acamadas, ou que estão usando imobilização e antecedentes pessoais de doenças crônicas como o câncer.
A TVP trombose venosa profunda) pode acometer várias regiões do corpo, inclusive membros superiores. Porém, dificilmente a TVP causa dor na região de trás do joelho. Mais frequentemente, a dor da TVP ocorre na parte de trás da perna (panturrilha).
Na maioria das vezes, dor na parte de trás do joelho está relacionada a:
– Artrose causando dor na parte de trás do joelho. Mesmo sem a presença do chamado Cisto de Baker (clique aqui para saber mais sobre ele), a artrose do joelho pode causar dor na parte de trás do joelho.
– Lesão de menisco: algumas lesões de menisco, principalmente na parte de trás deles (o chamado “corno posterior”) podem causar dor na parte de trás do joelho.
– Lesão muscular (por ex. gastrocnêmios, isquiotibiais e bíceps femoral): geralmente começa como uma dor em “fisgada” que depois persiste como uma dor que piora com as atividades.
– Tendinites (por ex. bíceps femoral, tendão poplíteo e semimembranoso): geralmente uma dor que começa fraquinha e que vai aumentando aos poucos.
– Dor no ciático (geralmente com dor na panturrilha associada): a dor do nervo ciático pode irradiar para parte de trás do joelho mas geralmente se estende para baixo em direção a perna, tornozelo e pé.
– Cisto de Baker: a presença do cisto de Baker é uma causa bastante comum de dor na parte de trás do joelho e sua ruptura pode dar sintomas bem parecidos com a TVP.
De qualquer maneira é sempre importante passar em consulta com especialista para avaliar a causa da dor para que o correto tratamento seja instituído!
Espero que artigo tenha ajudado e se precisar pode contar comigo!
Marque sua consulta no botão abaixo!
É rápido e muito prático!
Copyright ©2023 | Dr. Fernando Cury Rezende | CRM – 128914 | Desenvolvido por: IDEIASaMIL – Soluções em Design