Infiltração do joelho com ácido hialurônico (Viscossuplementação)

O que é a Infiltração do ácido hialurônico no joelho (Viscossuplementação)?

A infiltração do ácido hialurônico (viscossuplementação) é a aplicação de um líquido gelatinoso por dentro da articulação do joelho. Logo após esse procedimento, o ácido hialurônico se espalha por toda a articulação. Com isso, ele atinge a cartilagem que está com o desgaste, além dos meniscos e ligamentos, lubrificando e hidratando as estruturas lesionadas pelo desgaste. Em geral, indicamos esse procedimento para tratamento da artrose e problemas de desgaste da cartilagem do joelho.

Da mesma forma, a infiltração do ácido hialurônico no joelho serve para renovar o líquido sinovial da articulação. Vale destacar que esse líquido está presente em todas as articulações do corpo humano, inclusive na do joelho. Dessa maneira, conforme o desgaste da cartilagem do joelho piora, o líquido sinovial perde suas características normais. Como consequência, a quantidade de ácido hialurônico que existe na articulação também diminui. Na prática, é como se o “desgaste do joelho” fizesse com que o líquido sinovial ficasse mais “ralo”, perdendo sua função de lubrificar a articulação. Por isso, com a esse procedimento, é como se injetássemos no joelho o líquido de uma pessoa jovem e saudável.

Qual a função da viscossuplementação?

Os beneficios da viscossuplementação são:

  • A função e benefício principal é a diminuição da dor e inflamação do joelho. A presença do ácido hialurônico na articulação do joelho leva a lubrificação e diminuição do atrito entre as superficies desgastadas. Além disso, ele age interrompendo a cascata de inflamação que é tão frequente na artrose. Como consequência, é nítido a diminuição do uso de medicamentos anti-inflamatórios pelos nossos pacientes.

Nesse vídeo do meu Canal do Youtube, eu falo com mais detalhes sobre a infiltração do ácido hialurônico no joelho:

E como é feito esse procedimento?

A infiltração do ácido hialurônico no joelho é um procedimento que fazemos no próprio consultório, numa sala de procedimento. Nesse procedimento, o paciente deita numa maca, e primeiro eu faço uma limpeza do joelho. Para fazer essa limpeza, usamos  um produto antisséptico (que mata os germes e bactérias da pele). Depois disso, faço anestesia local com um medicamento anestésico chamado de lidocaína. Esse medicamento serve para diminuir a dor no local da aplicação. O efeito da anestesia é imediato e normalmente o procedimento é super bem tolerado pelo paciente.

Em seguida, se o joelho está inchado, eu faço uma punção para retirar o excesso de líquido. Esse líquido em excesso é aquilo que é popularmente conhecido como “água no joelho”. Sendo assim, é importante retirá-lo pois esse líquido pode diluir o ácido hialurônico que infiltramos, diminuindo o efeito da aplicação. E por fim, eu realizo a aplicação do ácido hialurônico no joelho do paciente.

Neste vídeo do meu canal do Youtube, eu mostro como é feito esse procedimento na prática. Explico também os possíveis efeitos adversos da aplicação e também os cuidados necessários após a aplicação.

Tratamento com melhora da dor por tempo prolongado

O efeito da infiltração do ácido hialurônico na articulação do joelho é o alivio da dor devido à lubrificação. Isso porque o ácido hialurônico é um gel que diminui o atrito causado pelo desgaste da articulação.Vale destacar que esse efeito de melhora é sentido logo nas primeiras semanas.

À longo prazo, com a melhora da mobilidade do joelho pela melhora da dor, o líquido sinovial (líquido de dentro da articulação) vai se renovando. Isso porque a infiltração do ácido hialurônico estimula a produção do líquido sinovial saudável pelo nosso próprio corpo.  Como consequência, diminuem as chances de voltar a inflamação no joelho,  melhorando o seu funcionamento por um tempo mais prolongado. Em outras palavras, é como se o nosso próprio corpo reaprendesse por um período de tempo como é produzido o liquido sinovial normal.  É por isso que esse tratamento dura mais tempo que, por exemplo, uma infiltração de corticoide no joelho.

E o que diz a ciência sobre esse tratamento?

Estudos científicos mostram resultados excelentes da infiltração do ácido hialurônico. Segundo esses estudos, há uma melhora importante dos sintomas de diminuição da dor e melhora da mobilidade dos joelhos. Além disso, esses estudos mostraram uma melhora que se deu por um tempo de até 1 ano após a aplicação.

Da mesma forma, o ácido hialurônico foi comparado, em outros estudos, com o corticóide e com placebo (injeção de soro fisiológico no joelho). De acordo com esse estudo (Cochrane), houve melhor resultado da viscossuplementação em comparação com o uso de corticoides e soro fisiológico para tratamento da artrose do joelho.

Todo mundo que tem desgaste nos joelhos melhora com a viscossuplementação?

Esse é um ponto muito importante que eu gosto muito de orientar bem os pacientes. Acima de tudo, a resposta da viscossuplementação é bastante variável de pessoa para pessoa. Se por um lado existem pessoas que tem uma melhora grande dos sintomas, outras infelizmente não melhoram tanto. De qualquer maneira, existem 2 pontos que considero fundamentais para que esse tratamento funcione bem:

  • Indicação correta: a melhor indicação desse tratamento é para quem artrose dos joelhos. Pode também ser utilizado para quem tem outros problemas de desgaste, como condromalácia patelar, em situações específicas. Leia aqui para saber mais sobre viscossuplementação para quem tem condromalácia patelar.
  • Além disso, nunca ser utilizado como único tratamento para desgaste dos joelhos. Isso porque o principal é sempre fortalecer a musculatura. Seja com fisioterapia, ou com algum outro tipo de fortalecimento (musculação, pilates, hidroginástica). Sem dúvida, os melhores resultados da infiltração do ácido hialurônico nos joelhos são para as pessoas que estão fortalecendo a musculatura junto.

Existe diferença nos diferentes tipos de ácido hialurônico que utilizamos?

Essa é uma excelente pergunta que é bastante frequente no consultório. Sim, existem muitas diferenças entre os produtos que utilizamos no consultório. A principal diferença é em relação ao peso molecular do ácido hialurônico que utilizamos. Sendo assim, existem produtos de baixo, produtos de intermediário e alto peso molecular. Os de baixo peso molecular normalmente não costumam ser eficazes para tratamento da artrose e lesões da cartilagem do joelho. Os de baixo peso molecular podem ser utilizados para outras finalidades, tais como tendinopatias e lesões tendíneas ou musculares. Os de peso intermediário e alto são os ideais para esses casos e a escolha entre intermediário e alto peso molecular é feita conforme o grau de artrose. Comumente, na artrose avançada (grave) costumamos utilizar os de alto peso molecular e na artrose leve a moderada e condropatias (condromalacia) patelar, utilizar as de peso intermediário para alto peso molecular. Por isso, é super importante buscar um especialista que realmente entenda do assunto para atingir os melhores resultados do tratamento. 

Referências

Viscossuplementation for knee osteoarthritis of the knee. Cochrane Database of Systematic Reviews 2006.

The role of viscusuplementation for patellar condropathy. Costa SR et al. Ther Adv Musculoeskelet Dis 2021.