Pergunta também bastante frequente do meu Canal do Youtube ! Segue link do meu canal para quem estiver interessado em conhecê-lo: //www.youtube.com/channel/UCsHi1fGOH4PjSA6Opb8DAIg
Atualmente, a infiltração de ácido hialurônico é uma alternativa que está se tornando cada vez mais popular para tratar problemas das articulações dos joelhos. Por isso, existe muita curiosidade se esse procedimento pode ser a solução para quase todos os tipos de lesões e doenças que ocorrem nas articulações dos joelhos. Entretanto, como é de praxe em Medicina, as indicações de tratamentos geralmente são precisas e em relação ao acido hialurônico para os joelhos, não funciona diferente.
Sendo assim, a resposta da pergunta do artigo é que NÃO EXISTE INDICAÇÃO MÉDICA para tratar lesões de menisco com infiltração do ácido hialuronico no joelho!
Até já aparecerem alguns estudos científicos falando sobre infiltração do ácido hialurônico (viscossuplementação) do joelho para ruptura dos meniscos, mas eles são em pequeno número e de baixa qualidade. Ou seja, não podemos confiar muito nos resultados desses estudos.
Por isso, não dá para fazer nenhuma afirmação sobre o benefício do ácido hialurônico para tratar esse tipo de lesão, e muito menos recomendá-lo como tratamento de rompimento dos meniscos do joelho.
Vale lembrar que o ácido hialurônico é comprovadamente eficaz para tratar artrose do joelho (principalmente artrose leve a moderada) e para condromalacia patelar avançada (graus 3 e 4) após falha do tratamento conservador (fisioterapia e reabilitação muscular).
Entretanto, é bastante frequente que a artrose do joelho seja acompanhado de lesões de menisco, principalmente aquelas com características degenerativas (por “desgaste”). Nesses casos, indicamos a infiltração do joelho com ácido hialurônico mesmo na presença de lesões meniscais, com o objetivo de tratar os sintomas do paciente relacionados a artrose e não à lesão meniscal. Se por outro lado, a origem dos sintomas de dor, inchaço ou inflamação tiverem relação mais com algum problema de menisco do que com artrose de joelho, provavelmente a infiltração do ácido hialurônico nos joelhos não deve ajudar muito
Por isso, é essencial que o procedimento de viscossuplementação (infiltração de ácido hialurônico no joelho) seja feito após avaliação minuciosa em consulta com especialista em joelho através do exame físico e exames de imagem, caso contrário esse tratamento pode ser feito sem critério comprometendo os seus resultados.
Caso precisem, podem contar comigo ! Fico a disposição para dúvidas também!