Quem tem Condromalácia Patelar pode praticar esportes sim!! Apesar da fase aguda de dor e inflamação exigir um período de repouso e diminuição das atividades, o retorno a prática esportiva é perfeitamente possível para quem tem condromalácia patelar! Vou explicar melhor..
É importante entender que a cartilagem da patela, assim como qualquer outro tecido do nosso corpo vai sofrendo um processo fisiológico de envelhecimento e degeneração (nada diferente da pele que enruga e cabelo que fica branco com o tempo). Por isso, na maior parte das vezes, a condromalácia patelar pode ser encarada como um processo fisiológico de desgaste da cartilagem da patela. Além disso, felizmente a cartilagem da patela é a que apresenta a maior espessura de cartilagem do corpo humano, por isso podemos dizer que ela aguenta muito bem as cargas cíclicas de esforço e sobrecarga que sofremos ao longo da vida nas nossas atividades.
Estudos mostram que a presença de desgaste na cartilagem que ocorre na condromalacia patelar NÃO NECESSARIAMENTE GUARDA UMA RELAÇÃO DIRETA COM DOR, mas sim com outros fatores (como idade, condição muscular, nível de atividade, instabilidade da patela).
E o que isso quer dizer? Significa que muitas pessoas não sentem nada de dor no joelho e já podem apresentar algum desgaste na cartilagem da patela mesmo sem saber. Por outro lado, outras pessoas podem sentir muita dor devido condromalácia patelar mesmo apresentando pouco desgaste na cartilagem da patela.
Ou seja, outros fatores estão levando à dor e que precisam ser corrigidos com a devida orientação e envolvimento de equipe médica, fisioterapeuta, preparador físico com intuito de otimizar a reabilitação muscular, treinos preventivos de fortalecimento, estratégias de controle de impacto e carga nos treinos, além de muita determinação do paciente!
Por isso, a mensagem mais importante: o desgaste da cartilagem da patela pode estar dentro do seu joelho, sinta você dor ou não. Logo, não há motivos para achar que sua “carreira” de corredor ou atleta está encerrada se você encontra na sua ressonância do joelho, algum grau de condromalácia patelar.
Se tiver alguma dúvida, pode colocar aqui no comentário que eu terei o prazer em responder!